Wearables: Tecnologia vestível no dia a dia

Conheça a evolução dos wearables e como eles estão presentes em nosso cotidiano

Person in Beige Long Sleeve Shirt Using Macbook Pro

Os wearables, ou tecnologia vestível, são dispositivos eletrônicos que podem ser utilizados no corpo, como relógios inteligentes, pulseiras fitness, óculos de realidade virtual, entre outros. Essa tecnologia está ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano, auxiliando em atividades físicas, monitorando a saúde e até mesmo facilitando a comunicação.

Uma das principais marcas que apostou nos wearables foi a Apple, com o lançamento do Apple Watch em 2015. O relógio inteligente permite fazer ligações, enviar mensagens, monitorar atividades físicas e até mesmo controlar dispositivos inteligentes em casa, como as lâmpadas Philips Hue. Além disso, a empresa tem investido em recursos para monitorar a saúde do usuário, como eletrocardiograma e monitoramento de sono.

Além do Apple Watch, existem outras pulseiras inteligentes, como as smartbands. Esses dispositivos têm foco em atividades físicas, monitorando o ritmo cardíaco, calorias queimadas e a distância percorrida. As empresas Xiaomi e Fitbit são exemplos de marcas que comercializam smartbands, com modelos mais acessíveis e com opções mais avançadas, como GPS integrado e certificação de resistência à água.

Outro segmento dos wearables é a realidade virtual e aumentada. Os óculos de realidade virtual são utilizados em jogos e vídeos imersivos, enquanto os óculos de realidade aumentada permitem a visualização de informações digitais em tempo real, como rótulos de produtos em um supermercado. A Google e a Microsoft são líderes de mercado nesse segmento, com os dispositivos Google Cardboard e Microsoft HoloLens.

Apesar das vantagens dos wearables, existem algumas preocupações relacionadas à privacidade e segurança dos dados coletados. Com o constante monitoramento e armazenamento de informações pessoais, é importante que as empresas que desenvolvem esses dispositivos garantam a segurança dos dados do usuário.

Em suma, os wearables são uma tendência que está ganhando espaço no mercado de tecnologia. Os dispositivos vestíveis são aliados em atividades físicas, monitoramento de saúde e permitem a conexão com outros dispositivos inteligentes. É importante ficar atento à privacidade e segurança dos dados coletados, mas, no geral, os wearables têm muito a contribuir para facilitar nosso dia a dia.